Como evitar o reganho de peso após tratamento com medicamento anti obesidade?

Você já deve ter ouvido muita gente falar que tem medo de medicamentos para obesidade pelo efeito “rebote”. Mas você

Por: Dra. Luiza Travalloni
19.01.2025

Você já deve ter ouvido muita gente falar que tem medo de medicamentos para obesidade pelo efeito “rebote”. Mas você sabia que isso é um mito? Vou te explicar.

O chamado “efeito rebote” é o surgimento ou o reaparecimento de sintomas de uma doença que está sendo tratada com remédios, porém surgem de forma exacerbada, pior do que os sintomas iniciais, quando o tratamento é suspenso. No âmbito da obesidade seria como dizer que ao interromper o tratamento a sua fome voltaria ainda maior do que quando iniciou e você ganharia todo o peso que perdeu e ainda mais! E isso não acontece – ou pelo menos não DEVERIA acontecer se você estiver com um bom acompanhamento e bem orientado.

Vamos lá. Medicamentos anti obesidade que atuam reduzindo apetite (ex: saxenda, ozempic, Wegovy, Mounjaro) e consequentemente a ingestão de alimentos levam você a ingerir MENOS CALORIAS e, portanto, atingir mais facilmente o DÉFICIT CALÓRICO, que é o que te faz perder peso. Como qualquer outro remédio (como remédios para pressão, diabetes, etc.) seu efeito de REDUZIR APETITE acaba ao interrompermos o uso (se você parar de usar remédio pra pressão ela sobe também, não é?).

E quando perdemos peso, nosso organismo cria mecanismos para REDUZIR nossa taxa metabólica na tentativa de FREAR a perda de peso. Nosso apetite só NÃO AUMENTA porque estamos em uso do medicamento.

Quando suspendemos a medicação a tendência é o apetite VOLTAR AO ESTADO BASAL (não aumentar mais) e é aí que vem o pulo do gato: durante seu tratamento você PRECISA SE REEDUCAR. Dessa forma, quando parar o remédio e seu apetite começar a aumentar você saberá escolher melhor seus alimentos e optar por opções menos calóricas e mais saudáveis, com mais FIBRAS, que gerem maior SACIEDADE – com isso, caso haja algum reganho, ele será mínimo.

Outro fator FUNDAMENTAL é o exercício físico. Pessoas que se mantém ativas durante o processo de perda de peso tem MENORES TAXAS DE REGANHO DE PESO. Isso porque o exercício físico aumenta o gasto energético, na tentativa de COMPENSAR a redução da taxa metabólica basal causada pela perda de peso.

PORTANTO – LIÇÃO DO DIA: 2 GRANDES FATORES INFLUENCIAM O REGANHO DE PESO APÓS TRATAMENTO DA OBESIDADE = FOME E EXERCÍCIO FÍSICO.

  • Se você se reeducar e souber fazer boas escolhas diante da sua fome E
  • Se você mantiver uma rotina regular de exercício físico

Certamente você terá pouco ou nenhum reganho de peso ao suspender seu tratamento!

Vamos colocar em prática?

 

Como evitar o reganho de peso após tratamento com medicamento anti obesidade?

Você já deve ter ouvido muita gente falar que tem medo de medicamentos para obesidade pelo efeito “rebote”. Mas você

Por: Dra. Luiza Travalloni
19.01.2025

Quais os benefícios do whey protein no emagrecimento?

Você sabia que o whey protein pode ser um excelente aliado no processo de perda de peso? E isso serve

Por: Dra. Luiza Travalloni
19.01.2025